O Processo

Veja os 13 passos necessários para conseguir realizar o sonho de trabalhar em Québec.
1- Conhecer o Québec
Antes mesmo de decidir se vai ou não imigrar para Québec é preciso conhecer as condições de vida e trabalho na província canadense. Somente com essas informações será possível avaliar o quão válido será trocar o Brasil pelo Canadá. Identifique se a opção se adéqua ou não aos seus objetivos profissionais e pessoais. A internet é uma boa fonte de consulta.

2 - Avaliar as chances de imigração

Após decidir embarcar para o Québec em busca de novas oportunidades de trabalho é hora de avaliar suas chances de aprovação no processo de imigração. Faça gratuitamente o teste online (em francês, espanhol e/ou inglês) disponível pelo governo quebequense. A partir da avaliação virtual, que poderá ser realizada diversas vezes, é possível obter um resultado preliminar da candidatura antes mesmo de ingressar no processo oficial de imigração, além de evitar gastos desnecessários.

3 – Estudar francês
Um dos requisitos básicos para imigrar no Québec é falar francês, a língua oficial da província canadense. O idioma será decisivo tanto para a aprovação no processo de imigração quanto para a conquista de um emprego em qualquer uma das cidades de Québec. E mais, quanto maior seu nível de conhecimento na língua, melhores as chances de colocação no mercado de trabalho quebequense. Portanto, comece a se preparar o quanto antes.

4 – Preparar o dossiê

Paralelamente aos estudos de francês reúna toda a documentação necessária para dar entrada ao processo junto ao Escritório de Imigração de Québec em São Paulo. É preciso ainda anexar ao dossiê todos os formulários exigidos pelo governo quebequense, além de pagar a taxa de inscrição de 395 dólares canadenses. O valor deverá ser pago exclusivamente via cartão de crédito internacional.

5 – Dar entrada ao processo de imigração

A recomendação é que o candidato só inicie o processo de imigração caso tenha sido aprovado no teste online e já tenha condições de se comunicar-se em francês. A partir dessas condições, o dossiê completo – com todos os documentos e formulários exigidos - deve ser enviado para o Escritório de Imigração de Québec em São Paulo (avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1511, CJ 151 e 152, 15º andar, 04571-011, São Paulo - SP) via correio.

6 - Entrevista
Entre 4 e 6 meses após o envio dos seus papéis você poderá receber por email a convocação para a entrevista marcada dentro de 120 dias. O bate-papo será realizado com um representante do governo quebequense, que avaliará se você está ou não adequado ao programa de imigração. Caso seja aprovado, receberá o CSQ (Certificat de Sélection du Québec), o passaporte para a próxima etapa do processo.

7 - Visto
Embora o CSQ tenha grande peso para a conquista do Visto de Residente Permanente, para obter a permissão para trabalhar em território canadense será preciso ainda passar pela etapa federal. Além de enviar nova documentação para um dos consulados canadenses no Brasil, será necessária a realização de exames médicos em uma clínica recomendada pelo governo canadense. O prazo para o envio dessa convocação será de 8 a 10 meses.

8 – Providenciar o passaporte
Após realizar os exames médicos, dentro de 1 a 2 meses, o consulado em São Paulo pedirá para que você envie o seu passaporte para o recebimento do seu visto.

9 - Preparar o embarque
Com o visto em mãos você terá um prazo de 365 dias para entrar no Canadá. Nesta etapa, inclui o agendamento da passagem aérea. A antecedência pode ajudá-lo a conseguir preços mais em conta.

10 - Encontrar um lugar para morar

Québec é a maior província canadense. Além da metrópole Montreal, há outras 16 regiões administrativas que podem abrigar os novos imigrantes. Antes de fazer a escolha é recomendado conhecer a economia e as possibilidades de emprego em cada uma das opções. É importante também ficar atento às possibilidades de moradia e os custos. O valor médio da locação de um apartamento com dois quartos, sala, cozinha e banheiro na capital é de CAN$ 665. Em Montreal e Sherbrooke o custo é de CAN$ 670 e CAN$ 555, respectivamente.

11 – Iniciar a busca por emprego
Não espere desembarcar em Québec para iniciar a busca por emprego. Inicie a pesquisa ainda no Brasil. A internet facilita essa antecipação.

12 – Juntar dinheiro para garantir a permanência inicial no Canadá
Todo e qualquer profissional interessado em imigrar para o Québec deve comprovar recursos financeiros suficientes para se manter na província durante os seis primeiros meses. Os candidatos solteiros devem ingressar no Canadá com no mínimo CAN$ 2.750.

13 – Fazer o cadastro no conselho profissional de sua área

Essa é a primeira providência que os profissionais devem tomar ao desembarcar no Québec. A exigência é exclusiva para os profissionais de áreas controladas por conselhos.