segunda-feira, julho 18, 2016

TCF pour le Quebec - Um aliado de quem pretende imigrar.


Estamos a menos de um mês da próxima sessão do TCF pour le Quebec (Teste de conhecimentos do Francês para o Quebec), que ocorrerá no dia 12 de agosto em todo o Brasil e, com isto, aumenta a expectativa daqueles que se submeterão ao teste e desejam certificar o seu nível de francês, a fim de imigrar.

Muitos estudantes do idioma estão familiarizados com seu nome, mas bem poucos sabem exatamente como o TCF funciona. É por isso que o post de hoje é dedicado a dar mais detalhes sobre este tão temido aguardado exame.




  O TCF pour le Quebec é uma ferramenta de avaliação e certificação do nível de conhecimento do idioma francês, direcionada às pessoas que desejam imigrar ao Quebec, idealizada e padronizada pelo CIEP (Centro Internacional de Estudos Pedagógicos), o qual atesta a classificação do estudante que se submete ao exame em seis diferentes níveis, do AI (Iniciante) ao C2 (Domínio Pleno), tomando como parâmetro o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas – CECR.
 
Como funciona o TCF pour le Québec?

   Destinada a candidatos que pretendem ingressar no processo de imigração permanente junto ao Ministério da Imigração, Diversidade e Inclusão do Quebec.

Sua concepção foi baseada nas exigências das autoridades do Quebec, que tornam pré-requisito à obtenção do certificado de seleção do Quebec (CSQ) e, posteriormente, do visto permanente, a realização e aprovação em testes normalizados de proficiência no idioma francês.

Os candidatos devem obter ao menos o nível B2 em uma ou mais das seguintes provas:

Compreensão oral - 29 questões de múltipla escolha - duração 25 min
Expressão oral - 3 questões de múltipla escolha - duração 12 min
Compreensão escrita - 29 questões de múltipla escolha – duração 45 min
Expressão escrita - 3 questões – duração 60min

Estas podem ser escolhidas livremente, de acordo com as necessidades do candidato e resultam em diferentes pontuações ao processo de imigração.

Periodicidade: 6 sessões ao ano.

Informações adicionais

 A certificação do TCF é válida por dois anos e o candidato pode se submeter ao teste novamente dentro de um período mínimo de 2 meses entre uma sessão e outra.

Ademais, existem outros exames de certificação no idioma francês, os quais podem substituir o TCF. São estes:

TEF - Test d’Evaluation de Français (Teste de Avaliação de Francês) (desde que alcance pontuação mínima 70% (14/20) na prova escrita do mesmo);

DELF B2 ou DALF C1 ou C2 (desde que o candidato se enquadre no nível de proficiência requerido pela instituição de ensino, que o estabelece de maneira independente).

O CLIC e o TCF


O CLIC - Centro Linguístico Intercultural Canadense oferece Curso Preparatório para o TCF.
Com larga experiência nesta ferramenta, o CLIC estruturou o Curso Preparatório para o TCF de modo a orientar e capacitar o estudante, tornando-o apto a resolver as possíveis questões que o mesmo encontrará nos exames do TCF Quebec. Com aulas inteiramente em francês, com professores canadenses, o estudante que ingressa neste curso ganha muito mais confiança e evolui significativamente em seu aprendizado do idioma.

Em breve novas turmas serão abertas, com foco na sessão do TCF Quebec que ocorrerá em 17 de outubro.
Para mais informações, entre em contato conosco através do telefone (71) 3011-7264, ou do e-mail clicanada@hotmail.com.

Nenhum comentário: