sábado, dezembro 03, 2011

Olá meu povo!

Demorou mais vamos fazer o relato de nossa entrevista e como já Joyce falou, agora já não tem tanta graça, mas vou postar assim mesmo! Pra variar dormimos na casa da Vivi, já que nossa entrevista seria às 10h e não podíamos arriscar a rodar 150km até o local da entrevista.

10:30 - Chegamos ao Othon, tensos e apreensivos, o recepcionista nos indicou o local da entrevista, chegando lá tinham umas camareiras em frente a entrada do restaurante, e logo nos perguntaram "- É pras entrevista?", respondemos que sim e nos mandaram sentar no banquinho em frente ao elevador, pois devia ter gente lá dentro e que na hora o "moço" ia nos chamar (detalhe que, o casal anterior eraMichele e Leonardo, e eles já tinham terminado a entrevista uns 30 minutos antes). Então sentamos no banquinho e esperamos uns 10 minutos até que.....

10:45 - Monsieur Le Blanc nos chama acenando da porta do restaurante, e lá fomos nós. No caminho para sala ele nos deu um Bonjour bem simpatico, eu falei que estava um pouco ansioso, ele riu e começou a nos perguntar de qual cidade nós éramos, qual a data de nascimento, Gabi se atrapalhou e disse 15/01/1997 em francês, todos rimos e ela consertou. Apresentamos todos os documentos do mesmo jeito que Madame Lise Robert nos treinou, após a conferencia dos documentos ele deu uma atenção detalhada às nossas propostas de emprego comparando item por item com os nossos currículos, foi aí que começou a parte boa, M. Le Blanc nos deu uma verdadeira consultoria de como fazer um currículo eficiente, tanto para Gabi quanto para mim (um mero conjoint de fait), nessa hora já tínhamos certeza que o CSQ era nosso. Ele já falava assim: "vocês anexam seus CSQ junto a carta de apresentação quando vocês se candidatarem a uma vaga...." daí pra frente foi muito tranquilo, foi praticamente um bate-papo, ele sempre muito divertido e ao mesmo tempo bem focado e nós que no inicio estávamos tensos já relaxamos, eu já estava esparramado na poltrona, foram tantos os assuntos que até da picada de cobra que eu sofri a ano atrás nós falamos. Ele nem deu importância ao CSQ, nós que mostramos a parte de Ville de Québec e do bairro que escolhemos Limoilou, mostrei meu portfolio, o qual ele elogiou, porém não mais que o currículo e a experiência de Gabi. E para nosso deleite ele nos elogiou diversas vezes e ainda nos deu um F de francófono uhuuuuuuuuuuuuuu! E ainda sobrou tempo para falarmos das crianças, e mais uma vez ele nos deu varios conselhos do devemos fazer a respeito da escola e do que o Québec oferece para o desenvolvimento deles(nossos 2 Mestrados)

11:40 - A impressora começou a imprimir, ele nos pediu para pegar os panfletos que estavam a nossa frente e pimba Felicitations, Gabi ficou frustrada porque não falou a famosa frase "Vous êtes accepté!"
Ele então nos disse o que fazer com os documentos que recebemos, nos aconselhou a continuar a estudar Francês e a enviar nossos curriculos para empresas Québequenses desde já.....

12:00 - E como sempre para nós as coisas nunca são normais, o melhor ficou para o final. Ao sair da sala junto com M. Le Blanc, nos despedimos várias vezes, e quando Gabi foi abrir a porta do restaurante..... Surpresa...... Ela estava trancada!!!! Ficamos nós 3 lá trancados no restaurante, então o Le Blanc ligou para recepção e pediu para alguém ir abrir a porta num português bem tosco, foi quando eu disse: - Pas de problem, nous sommes en bonne companie e Le Blanc respondeu: "Claro, mais imagina a situação se fosse uma pessoa que não tinha conseguido o CSQ?". E aí la se foram mais alguns minutos de bate-papo onde conversamos um monte, até de hóquei nós conversamos.

12:20 - Finalmente abriram a porta do restaurante, nos despedimos pela segunda vez e pronto missão cumprida, on a réussi notre CSQ!!!!!!!!!! E foi isso pessoal, acho que consegui resumi o que se passou, mais detalhes e as piadas que contamos conto pessoalmente à vocês numa outra oportunidade.

Bisous à tous!
Armando & Gabriela

Nenhum comentário: